ritual ao acordar

Bom dia, gente!

Queria compartilhar hoje com vocês um ritual que eu tenho pela manhã. Sempre que possível e não dormi demais, gosto de acordar desse jeito. Eu primeiro lavo rosto, escovo dente, etc e aí sento para meditar. Ainda é recente isso na minha vida.

Sempre fui MUITO ansiosa. Já compartilhei isso aqui dezenas de vezes e por várias vezes na vida simplesmente achava que não conseguiria fazer meditação, esvaziar a mente e tal. Sou ligada no 220v, difícil me parar por alguns minutos. Mas é necessário!

Todo mundo precisa de alguns minutos de paz durante o dia, que não envolva pensar em nada. Por isso, faço logo antes do dia começar, da rotina apertar, das demandas acumularem. Faço como forma de me energizar pela manhã.

Eu era aquele tipo que acordava e já ia fazer mil coisas, escrever no blog, perdia horas no instagram, ia ver tv, comer, etc.
Parar é preciso e muito benéfico.

A corrida sempre me ajudou demais a controlar a ansiedade, mas agora na gravidez estou só caminhando e o estímulo pro corpo não é o mesmo.

Comprovadamente, a  meditação diminui a ansiedade, melhora a depressão, melhora as dores crônicas, diminui a frequência cardíaca, controla a pressão arterial e melhora o sono.

Meditar é como correr. Se você nunca experimentou antes, você não começa querendo fazer 30 minutos sem parar. É preciso praticar aos poucos. Comece com um minuto de meditação ou com exercícios de atenção plena, como observar a si mesmo e o ambiente em volta em pequenos momentos do dia. O exercício simples ensina a mente a ter foco no presente. Isso é essencial para uma boa meditação.

Eu mesma ainda me disperso durante a meditação. Tem dias que estou mais focada e inteira e dias que não.
Para começar a meditar, respiração é muito importante.

Li que o melhor é respirar lentamente, contando seis tempos (inspirar e expirar em seis tempos). Essa técnica, além de induzir a um relaxamento, libera as toxinas. Segundo especialistas, para algumas pessoas, contar é um exercício bastante eficiente, pois a mente se volta para uma atividade racional. Além disso, a música e os mantras agem como métodos de concentração muito eficientes.

“Não existe meditação sem concentração e a respiração ajuda a aquietar a mente. Ou seja, sair do nível ‘beta’, em que todos os órgãos dos sentidos estão ativados, para o ‘alfa’, quando o foco  é a respiração. Assim, desaceleramos  as ondas cerebrais. Lembrando que meditar, antes de tudo, é estar presente no aqui e no agora”.

Acho que aplicativos ajudam muito nisso. Eu uso o 5 minutos. Um app que você baixa e medita ao longo de 5 minutos com um leve som ao fundo para te acalmar. A meditação pode ser guiada ou não.

Tem vários outros também. Entre eles o HeadSpace, que também já usei.
O link a seguir tem várias opções de apps para meditar. Clique aqui! 

Author Description

Uma resposta to “ritual ao acordar”

  1. 20 de outubro de 2017

    Mariel Lopes Responder

    Oi Paula,
    tô tentando inserir no meu dia a rotina de meditação pela manhã, mas tá difícil a disciplina de acordar ‘mais cedo’ pra poder fazer isso.
    Vc sempre teve hábito de levantar cedinho? Ou foi adquirindo com insistência mesmo? hehehhe
    Tenho usado o Insight Timer e tô adorando. Vou baixar o outro que você comentou no Stories e experimentar tbm.
    Abraço! 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos exigidos estão marcados com *


*