posso entrar?

Todo relacionamento deveria começar com um pedido educado de licença.
“Por favor, será que posso entrar na sua vida?”

Aposto que vai ter gente rebatendo em voz alta durante a leitura dizendo que “não, o amor mesmo chega arrebatando tudo que vê pela frente.” Eu discordo. Isso é amor de pica, tesão, mas não o amor verdadeiro, aquele que provocaria mudanças profundas e que idealizamos pro resto da vida.

Temos que lembrar que mudanças significam rupturas. Abrir mão de hábitos é custoso. Que seja um certo egoísmo da minha parte, pelo menos é sincero. Mesmo que sejam mudanças boas – tipo se apaixonar – elas significam quebras de padrões adotados. E isso, no início, é um processo de adaptação. Causa desconforto.

Já tive um medo, que acho que é recorrente entre as pessoas, de depois de muito tempo solteira não me adaptar novamente a rotina da relação a dois. Tive medo de entrar num namoro e sentir tudo mudar da água pro vinho assim de supetão. É um medo natural. Eu mesma amei morar junto – separar não me traumatizou quanto a isso. Viveria junto com outra pessoa que amasse facilmente, mas também amo viver individualmente e gosto bastante dessa liberdade. Isso é algo grande para se abrir mão.

O namoro é uma construção. Ninguém acorda do dia para noite diferente só porque começou a namorar. 

Vai por mim. Entre pedindo licença. Entre até onde a outra pessoa quer deixar. Todo mundo tem esqueletos no armário e fantasmas no passado. Lembre-se, inclusive você! Então, não exija espaço ou respostas assim de cara. Vá conquistando isso todos os dias.

Às vezes, por impaciência, pressão ou porque quer que seja, sentimos a necessidade de assumir as coisas e colocar rotúlos. Assumir namoro, assumir que ama, assumir que é feliz todos os dias. Você não precisa provar nada para ninguém. E nada disso acontece do dia para noite.

Desconfie de alguém que já chega chegando, mudando sua vida, virando ela de cabeça pra baixo. Isso pode ser reflexo de carências mal resolvidas. Prefira alguém que chegue de mansinho, respeitando o seu espaço. Talvez essas sejam as pessoas que têm mais chances de permanecer.

Temos que lembrar que relacionamentos não são feitos de grandes gestos sempre e sim dos pequenos diários. Prefira alguém que vai querer te conquistar todos os dias.

conquista

Desde sempre escuto, “dê dinheiro, mas não dê intimidade”. Ou a clássica: “intimidade é uma merda”.
A verdade é que a intimidade é gostosa demais, mas intimida. Perdão pelo trocadilho. Mas a intimidade transforma tudo. Por isso, alguns são tão resistentes.

Não dá para ser assim do dia para noite. A intimidade é uma conquista. É uma via de mão dupla. É um caminho sem volta.
A verdadeira intimidade é construída diariamente. É uma entrega que te tira do eixo, te deixa vulnerável na mão de alguém, te rasga por inteiro.

63bc8418e52ed11d7a260a504c1311b8

Eu sou muito tímida assim de cara. Então, para mim, faz todo sentido o trabalho que dá construir intimidade. Não é fácil abrir mão de coisas que você guardou tão secretamente para você. Não é fácil se soltar ao som de músicas dos anos 90, não é fácil chorar na frente dos outros. Não é fácil se vulnerabilizar, né? E intimidade nada mais é do que isso também.

tumblr_mztjvana1u1qlb447o1_400

A intimidade abre as portas para pessoa ver que você come mais do que ela, para ver você dançando funk bebâdo, para ver você chorando com um filme. A intimidade abre as portas para quem você realmente é. E às vezes, lutamos tanto para esconder isso, né?

tumblr_n2lb6hdwae1t1prrio1_500

 Para mim, a maior graça de um relacionamento é perceber dia a dia que você sempre terá algo novo para conhecer sobre a outra pessoa. Busque esse conhecimento! 

 

 

Author Description

Sem respostas para “posso entrar?”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos exigidos estão marcados com *


*