os queridinhos da dieta

eu já disse aqui mais de uma vez que tomo suco verde todos os dias de manhã. Desde meu primeiro dia de dieta, eles fazem parte do meu cardápio. Sempre tomei no café da manhã. E pesquisando, achei essa explicação na revista Boa Forma:

“É o horário em que o corpo absorve os nutrientes com mais facilidade”, explica Patrícia Davidson, da Clínica Patrícia Davidson Haiat, no Rio de Janeiro.  Esse efeito é ainda melhor se der para esperar 30 minutos para comer outros alimentos. Como disse hoje mais cedo, eu tomo o suco, espero uns 20 minutos e vou malhar. Só como efetivamente na volta. Leia mais aqui.

A receita que eu seguia no início da dieta era: um cubinho de couve, uma fatia de acabaxi e uma colher de sobremesa de linhaça dourada. A ideia é que o suco seja prático, então eu batia 10 folhas de couve no liquidificador com 500 ml de água. Aí colocava em forminhas de gelo no freezer. Descongelava uma por dia. A adição da linhaça dourada ajuda a regular o intestino.

Hoje em dia, eu tomo um com agrião, mamão, pepino e gengibre.Confesso que amava o meu primeiro suco, mas esse já é mais complicado. Tem sido uma luta matinal diária.

Todos esses ingredientes estão na lista abaixo, que tirei da revista Boa Forma. Dá uma olhada:

• Folhas (até dois tipos): as verde-escuras (couve, espinafre, rúcula, agrião, salsinha) são as mais indicadas. Ricas em antioxidantes, afastam os radicais livres. Também têm ácido fólico (importante para o sistema nervoso) e, em alguns casos, cálcio (bom para os ossos), magnésio (indispensável para as reações orgânicas) e ferro (diminui o risco de anemia). Se quiser o suco refrescante, coloque ainda hortelã ou capim-cidreira.

• Frutas (até dois tipos): por ser adocicada, a maçã é muito bem-vinda – pode ser usada para substituir o açúcar ou adoçante no suco. E ainda tem pectina – fibra que, entre vários benefícios, varre as toxinas. Ameixa e damasco secos também são boas opções para deixar o suco docinho, assim como as frutas amarelas (pêssego, melão). Já as vermelhas (amora, morango, cereja, ameixa), ricas em antioxidantes, são grandes aliadas da pele lisinha. Fonte de vitamina C, a laranja e a lima-da-pérsia fortalecem o organismo. Abacaxi, melão e pera oferecem vitaminas A, C e as do complexo B (importantes para o sistema imune e o metabolismo) e são frutas diuréticas. Por ter bromelina – mistura de enzimas que desdobram as proteínas -, o abacaxi tem outra vantagem: facilita a digestão. A água de coco repõe minerais e o limão favorece a absorção de ferro presente nos outros ingredientes.

• Legumes (até dois tipos): o pepino tem 95% de água, ou seja, é diurético e dá volume à bebida. A casca é fonte de fibras, potássio e outras substâncias aliadas da pele, do cabelo e das unhas. Outras opções: aipo (diurético) e abóbora (antioxidante).

• Raízes (apenas um tipo): a beterraba e a cenoura têm fibras, betacaroteno e vitaminas C e E – excelentes antioxidantes. O inhame se destaca pelo poder anti-inflamatório, o que ameniza a celulite e reduz o acúmulo de gordurinhas. A batata-doce fornece potássio e fibras – importantes para equilibrar o nível de açúcar no sangue. Para deixar o suco ardidinho, use gengibre, que também é digestivo e acelera o metabolismo.

• Brotos (apenas um tipo): geralmente, as opções encontradas no supermercado são de broto de alfafa ou de feijão (moyashi). As enzimas da semente despertadas durante a germinação eliminam os resíduos e as toxinas acumuladas no organismo, além de facilitar a digestão. As vitaminas e os minerais também ficam mais biodisponíveis (fáceis de serem absorvidos).

• Sementes (apenas um tipo): a de linhaça e a de chia são ricas em ômega 3 – ácido graxo com o poder de desinflamar o organismo. Boas em fibras, elas também ajudam a aumentar a sensação de saciedade. A quinua em flocos, o óleo de coco e as farinhas de coco, banana verde e maracujá são outras opções, com proteína ou gordura do bem, para amenizar a fome.

AQUI você encontra várias receitinhas top. Corre lá!

Photo 352

Eu já escrevi aqui no blog também sobre minha experiência de sucos detox por um dia. Ainda não leu? Vai lá.

Para quem quiser me seguir no instagram, taí: @paulafilizola

 

 

Author Description

Posts recentes

2 Respostas to “os queridinhos da dieta”

  1. 18 de julho de 2014

    Laura Responder

    Adorei as caretas pro suco verde! Dependendo da combinação só dá pra encarar fazendo carão mesmo 😛

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos exigidos estão marcados com *


*