lovemojitos entrevista…

topo_queridinhos

A designer e artista Rafaella Machado.
Além de talentosíssima, ela ainda é uma diva e super catlady. Como não amar?

Rafa com as gatas Lola (resgatada na rua) e Sofia (persa). Foto: divulgação
Rafa com as gatas Lola (resgatada na rua) e Sofia (persa). Foto: divulgação

Conheço a Rafa há anos e ela é a melhor amiga da minha irmã, sendo assim é uma pessoa que adoro.
O livro dela é incrível. Na minha opinião, o mais bacana de colorir que foi lançado nessa febre toda!

LM: Como surgiu a ideia do livro?
RM: Eu trabalho numa editora de livros e tenho muita experiência com estamparia e ilustração, então quando os livros de colorir começaram a fazer sucesso, resolvi unir essas duas paixões e criar um livro de colorir só para os fashionistas <3️ Eu tive pouco tempo para desenvolver as estampas, mas uma semana de intensa pesquisa e muito trabalho depois surgiu o Ateliê Fashion.
1dd440ee-5e66-48db-8e7e-08445b34513c

LM: Os desenhos para colorir são todos seus? 
RM: Todas as estampas são minhas. Foram feitas à mão e digitalizadas para o computador, onde passei para o Illustrator, aperfeiçoei as ilustrações e depois montei os rapports, que são as unidades de repetição.

LM: Você sempre gostou de desenhar, pintar? Era uma criança artística?
RM: Eu sempre amei desenhar e colorir. Minha mãe gosta muito de trabalhos manuais e desde criança nos incentivou a experimentar diferentes tintas e técnicas. A gente fazia estampas de camisetas usando stêncil a partir dos meus desenhos, uma fez fizemos até uma colcha com essa técnica. Fiz aula de pintura de porcelana aos oito anos e aquilo me marcou muito também. E na escola, sempre que eu podia, fazia alguma eletiva de artes, carpintaria etc. Na hora de escolher uma faculdade, acabei fazendo Jornalismo, mas o amor pela moda e pela arte nunca me abandonou.Fiz várias eletivas de Design como Gravura em Metal e Design de Padronagem. Essa aula mudou minha vida, soube a partir daí que queria trabalhar com isso e depois que me formei em Jornalismo, fiz uma especialização em estamparia na New York School of Visual Arts. Desde então já fiz vários tecidos para decoração,  papéis de parede, roupas, etc com estampas minhas. O que eu mais amo sobre a padronagem é a diversidade de temas e técnicas que você pode explorar e o caráter utilitário dos produtos finais estampados. A sua arte fica impressa em  superfícies que fazem parte da vida das pessoas, viram roupas, almofadas, louça etc.

LM: Parte da renda do seu livro foi para lugares que tomam conta de gatos, correto? Como foi isso?
RM: O meu livro surgiu no momento do boom de vendas dos livros de colorir, e a tiragem dele foi bem alta para padrões de mercado editorial. Foi a primeira vez que uma coisa minha estaria à venda em grande escala e eu vi esse privilégio como uma oportunidade muito especial para contribuir com alguma coisa.

A luta contra o abuso e o abandono de animais incapazes sempre foi uma causa muito importante pra mim. É uma questão que costuma ser a última prioridade num país como o nosso onde há tanta pobreza e problemas sociais. Ainda temos um longo caminho até educarmos as pessoas sobre castrar a população de animais de rua, optar pela adoção responsável sempre, e previnir que mais e mais animais filhotes, doentes e incapacitados sejam abandonados e mal tratados. Entrei em contato com diferentes protetores e associações  que reabilitam animais para adoção e destinei 50% do lucro do primeiro semestre de vendas do livro para eles. É uma coisa pequena que posso fazer e que fará uma diferença grande para muitos animais, e nada poderia ser mais recompensador do que isso.
LM: Pretende lançar mais livros?
RM: Estou trabalhando num outro projeto de livro, um pouco diferente, (não de colorir) mas que certamente envolverá moda e estamparia 🙂 
LM: Quais são suas inspirações?
RM: Minhas inspirações estão por todas as partes, desde a natureza quanto texturas abstratas na rua, nas paredes da cidade. Azulejos antigos também são uma grande fonte de inspiração para mim. Me inspiro muito na estamparia finlandesa Marimekko e na estética simples e colorida de suas estampas. 
Para ver mais trabalhos da Rafa, visite:
Instagram: @rafaellamcmachado
ff672bb4-43ad-4e03-98e6-3fe7c5bb592c

 

Author Description

Posts recentes

2 Respostas to “lovemojitos entrevista…”

  1. 2 de maio de 2016

    sikis izle Responder

    Olá eu amo o cabeçalho do seu blog, é uma criação pessoal?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos exigidos estão marcados com *


*