lovemojitos entrevista…

topo_queridinhos

A publicitária Joanna Moura, do blog Um Ano Sem Zara (UASZ). 

Picture 4
fonte: UASZ

 

Ela foi uma das primeiras a debater consumo consciente quando criou, em 2011, o seu blog (http://uasz.com.br/). Naquela época, Jojo, como gosta de ser chamada, nem imaginava que se tornaria famosa e referência no assunto. Na verdade, a pretensão inicial nem era debater consumo consciente, ela só queria tirar a conta bancária do vermelho.

Aos 27 anos, ela se viu desesperada e com roupas que ela nem conhecia no armário. Um drama de muitas mulheres, né?
O primeiro post do UASZ tá aqui.

Para se ajudar na missão de sair do cheque especial, ela criou o blog UASZ com o desafio de ficar 365 dias sem comprar nada. Nas palavras da própria: “A ideia era passar um ano inteiro sem comprar nenhuma peça de roupa ou acessório. Exato. Nem sapatos, nem bolsas, nem lenços, nem uma fivela de cabelo.”

Neste um ano sem compras, Jojo só podia vestir peças do seu armário, abusando da criatividade. E claro, ela ia registrando tudo no blog.

 

Looks do comecinho do blog (fonte: UASZ)
Looks do comecinho do blog (fonte: UASZ)
Looks do comecinho do blog
Looks do comecinho do blog (fonte: UASZ)

O desafio foi cumprido com sucesso na época e Jojo continuou com o blog, incentivando o consumo consciente e deixando a gente babando nas suas fotos lindas.

E olha, Jojo arrasa! Pense numa mulher estilosa? Cada look que ela posta dá vontade de copiar. Ela é inspiração pura, tanto como blogueira quanto como fashionista.

look mais recente
look mais recente (fonte: UASZ)

Eu sou fã do blog e muito fã dela. Fiquei imensamente feliz quando ela topou falar para o LoveMojitos. Não é todo dia que alguém que admiramos responde nossas perguntas, né? É o sonho de todo jornalista.

Acho que a coisa que mais gosto na Jojo e no seu blog, além da sua espontaneidade, é que ela fala de moda real. Moda que todos podem ter, mas principalmente moda que todos podem criar. Ela é uma blogueira acessível e isso só faz crescer minha admiração.

> Para quem ainda não conhece (o que eu duvido muito!), se apaixone por ela:

instagram: @mourajo
facebook: um ano sem zara
snapchat: jojouasz

1. LoveMojitos: Já li muitas coisas sobre você e seu blog também, então não quero perguntar coisas muito óbvias. Sei que o UASZ surgiu da sua necessidade de controlar seus gastos – como muitas mulheres, né! Eu queria saber como é ter criado um dois primeiros blogs sobre consumo consciente, lançando o desafio 365 dias sem compras? Você foi pioneira…

Na época, a pretensão não era lançar um blog sobre consumo consciente. A ideia era mesmo mudar os meus hábitos e a maneira como eu consumia. Eu nem imaginava que as pessoas teriam interesse em ler o que eu escrevia. Acho que esse começo mais despretensioso foi muito bom pra mim. O blog surgiu de uma necessidade genuína e acho que isso fez com que muita gente se identificasse. Mas a verdade é que chegamos num momento de saturação de consumo e a proliferação de blogs que tratam do assunto é um sintoma disso. 

2. LoveMojitos: Acompanhando o seu blog, avalio que seu estilo mudou um pouco “para melhor”. Sempre te achei mega estilosa, mas acho que com o tempo você perdeu o medo de ousar e os looks ficaram ainda mais estilosos. Depois de ficar um ano sem comprar e ter que usar muito a criatividade, você acha que seu estilo sofreu modificações?

Com certeza. Quando a gente compra roupa nova toda hora, acaba não precisando botar a criatividade pra funcionar. Ficar um ano sem comprar foi uma auto-análise de estilo pra mim. Consegui explorar soluções que nunca tinham passado pela minha cabeça, algumas que amei, outras que não gostei tanto. Mas assim, acertando e errando, a gente vai aprendendo o que funciona e o que realmente tem a ver com o nosso estilo.
Picture 2
Sendo maravilhosa <3 (fonte: UASZ)
3. Lovemojitos: Qual você diria que foi o maior desafio de ficar 365 dias sem comprar?
Pra muitas mulheres comprar é uma válvula de escape. Uma coisa que a gente faz pra aliviar o stress do dia a dia, pra se sentir bem. Acho que o maior desafio do meu período sem compras foi conseguir desenvolver outras válvulas de escape. Cozinhar, estar com os amigos, ir ao cinema. Ao mesmo tempo foi ótimo perceber que tem tantas coisas na vida mais legais do que comprar.

4. LoveMojitos: Você disse em uma entrevista que não era muito de comprar peças caras, isso mudou nos EUA? Você consegue investir melhor em peças? Tipo bolsas e tal? Ou prefere gastar seu dinheiro viajando?
Na verdade eu passei a comprar muito menos morando aqui. Praticamente todo o nosso dinheiro vai pra viagens e estudo. Acho que a coisa mais legal de morar fora é poder conhecer esse novo país e aprender sobre ele, então é pra lá que vai o nosso din din.

5. LoveMojitos: Por fim, você mudou de cidade! (O marido dela recebeu uma proposta para trabalhar em São Francisco, nos EUA). E com isso o guarda roupa de certa forma muda um pouco… você diria que o estilo da Jojo em SP é diferente de São Francisco?
A mudança de cidade influenciou o meu estilo principalmente em dois aspectos. O primeiro é que passei a trabalhar de casa. Com isso, sinto que preciso de menos roupas. Me tornei mais casual e dou cada vez mais valor a conforto e qualidade. O outro aspecto é que a gente não tem carro aqui e fazemos praticamente tudo a pé ou de bicicleta. Com isso, precisei adaptar os looks pra serem mais esportivos. Hoje em dia uso menos saias, menos saltos, mais calça e tênis. 

 

Author Description

Sem respostas para “lovemojitos entrevista…”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos exigidos estão marcados com *


*