lovemojitos entrevista….

Débora Alcântara, do Tudo Orna.

Ela é a irmã do meio da família Alcântara. Todas naturais de Curitiba, Paraná. Além da Dé, Bárbara e Julia completam o time do blog. Mas elas não têm só um blog maravilhoso, elas têm também uma marca de bolsas, outra recém lançada linha de maquiagem e muitas ideias para o próximo ano. A Dé me confessou que alguns planos ela revelou em primeira mão para o LoveMojitos, inclusive um de escrever um livro! Para mim, elas representam o conceito atual de girl power.

Elas são lindíssimas e estilosas, mas para além da beleza física (cada uma no seu estilo!), as 3 arrasam na criatividade, no empreendedorismo e na simpatia. São um poço de talento. Sabe aquele tipo de pessoa que tudo que toca vira ouro? Pois é. Tudo que as irmãs Alcântara fazem é divino. Hoje já são quase 200 mil seguidores no instagram e duas marcas no mercado, mas o começo foi sofrido. A caminhada de 6 anos desde a criação do blog não foi fácil e hoje Dé comemora as conquistas.

A mais velha é a Bárbara, 30 anos, designer e comunicóloga. A Débora tem 28 anos e é relações públicas. Já a caçula, a Julia, tem 25 anos e é formada em Design de Moda.
Sou muito fã das meninas e fiquei feliz demais por essa oportunidade de entrevistá-las. Queria muito que tivesse sido pessoalmente, mas sei que a vida ainda proporcionará esse encontro.

Obrigada, meninas! <3
Nem acredito que consegui essa entrevista.

LoveMojitos: O blog Tudo Orna completou 6 anos. Qual avaliação de vocês deste período? O espaço certamente mudou muito, as ideias também…

Dé: Ele acabou de fazer 6 anos esse mês. Nossa, são tantos anos trabalhando com isso que muita coisa mudou ao longo dos anos. O blog no começo tinha uma característica bem diferente, era mais de produção de conteúdo. A gente produzia editoriais super bem elaborados, looks e produzia muito conteúdo voltado para moda. Acredito que lá por quando a Bá casou, a gente percebeu que a nossa influência não era só sobre moda. As pessoas queriam saber coisas sobre o casamento da minha irmã, da casa dela, depois quando eu casei elas queriam saber da minha casa. As pessoas se identificam com o nosso jeito de viver, decoração, no que a gente acredita, no que a gente consome como um todo, nossos valores. A gente enxerga hoje o “Tudo Orna” como um blog de estilo de vida, muito mais do que de moda. A moda é só uma parte de nós. Ela faz parte, mas nosso universo é muito mais amplo que isso.

A Dé mostrou toda a reforma do seu apê no insta apartamento 33.
A Dé mostrou toda a reforma do seu apê no insta apartamento 33.

LoveMojitos: Vocês três são muito diferentes, mas ao mesmo tempo parecidas. O estilo de vocês às vezes é complementar, às vezes super distinto.  Parecem pensar igual em muitas coisas e diferente em outras. Além de terem profissões diferentes… Vocês acreditam que esse é o diferencial do trabalho de vocês? Terem 3 “modelos”, mas 3 pensamentos distintos? Tipo cada Alcântara complementa a outra?

Dé: É exatamente isso mesmo. Somos muito diferentes, mas muito parecidas. Parecidas em alguns valores, nos princípios onde queremos chegar, nosso propósito com o blog – que é inspirar mesmo as pessoas a terem mais criatividade, a compartilharem o bem, a serem pessoas do bem – e os propósitos com nossas marcas, projetar o Brasil cpm a criação de produtos nacionais, com design, tudo muito bem feito, dedicando muito amor ao que faz, acreditando que é possível realizar as coisas. Tudo isso é muito parecido entre nós. O que é muito positivo. Trabalhar em família gera uma confiança. São as pessoas que mais confio. Nós somos um time.

Mas ao mesmo tempo, cada uma tem o seu estilo diferente mesmo. Às vezes penso mais parecida com a Ju, às vezes com a Bá, e principalmente na questão de se vestir. Temos a mesma linha. Por exemplo, nenhuma de nós gosta de ostentar. Nesse universo de blog, muitas meninas gostam da fama, exposição, ter muitas coisas. Nesse sentido, eu e as meninas somos bem parecidas. A gente gosta de ter um consumo mais consciente, de escolher as peças que ficam legais para nós, sem ter exageros. Mas cada uma se adequando ao estilo de corpo, porque cada uma tem um estilo de corpo muito diferente. Eu acho que a gente acaba se destacando no mercado de blogs e nesse universo de conteúdo digital, porque são três irmãs com personalidades e estilos diferentes, mas ao mesmo tempo que se complementam.

LoveMojitos: Como é trabalhar em família?

Dé: Como toda empresa familiar tem lado positivo e negativo. Você tem confiança, tem os mesmos valores e princípios e isso é muito legal. No entanto, você mistura muito lado pessoal com profissional. Por exemplo: você tá em ambientes que você nem deveria estar falando de trabalho e você fala o tempo todo. Às vezes, a intimidade demais acaba atrapalhando no processo do que falar e como falar. Você acaba sendo muito direta e no trabalho você tem que saber lidar com essas relações todas profissionais. Mas a gente ama muito trabalhar em família!

As 3 lindas juntas <3

LoveMojitos: Quais os planos para o blog?

Expandir a marca. Estamos em agosto e estamos atingindo essa meta. Estamos lançando agora a Orna Makeup, que é a nossa marca de maquiagens. Nos nossos planos para 2017, a gente quer muito lançar um livro, focar no empreendedorismo criativo, negócios digitais e nessa questão do empoderamento feminino. A gente acredita que a nossa história acaba inspirando muitas mulheres que sonham em trabalhar nessa área ou têm seus próprios negócios. Para nós foi muito difícil. Foi uma jornada muito suada, mas a gente conquistou. A gente acredita muito que é possível realizar sonhos se você for atrás, persistir, tiver foco e acreditar.

Temos muita vontade de lançar esse livro. Ainda não sabemos de que forma fazer isso. Ou se podemos fazer isso de forma colaborativa, em que as pessoas podem nos ajudar a investir nesse livro. Estamos pensando nas alternativas.

Outra coisa desse ano, que com certeza vai se expandir para os próximos anos, é o curso de digital business. É um curso itinerante para levar todas as nossas experiências nesse período. A gente sabe que tem muitas pessoas que estão há muito tempo com blog e produzem um conteúdo muito bacana, bom, de qualidade, já estudam várias coisas e são profissionais, mas não conseguem ganhar dinheiro com isso. Nosso curso não é uma viagem. A gente mostra a real, como é trabalhar na internet e dá ferramentas reais. É muito legal porque já estamos vendo resultados na nossa primeira turma. Alunos que trabalhavam com isso e tem blogs de muito tempo, mas que não tinham resultado e não conseguiam monetizar. E agora, eles estão conseguindo colocar em prática.

Estamos muito felizes de conseguir ajudar e levar conhecimento.

LoveMojitos: E como lidar com esse mundo da internet? Em que há muito amor, mas também muita crítica? 

Essa pergunta é sempre engraçada porque com o nosso público, graças a Deus, (nossas leitoras amadas) não temos muito haters. Não temos um público que critica a gente de forma agressiva. Foram raríssimas as vezes que tivemos críticas pesadas ou algo ruim diretamente. É bem legal porque até quando as pessoas criticam é de uma forma doce. Sempre de uma maneira carinhosa e é legal isso. A gente tem que estar aberta ao que as pessoas querem nos falar. A partir de toda crítica você pode conseguir pegar algo dali e ser construtiva. Claro que existem críticas em que as pessoas querem ofender, mas isso tem que deixar passar. Aquelas pessoas que torcem por você que são muito importantes. Não sei como seria se tivéssemos muita gente criticando. Não sei se ainda estaríamos na internet. Eu e as meninas gostamos muito dessa troca que recebemos com os leitores. É muito delicioso. Isso fortalece a gente, pois sentimos a energia positiva.

LoveMojitos: Como foi deixar de serem pessoas normais e virarem famosas?

A última pergunta é engraçada. Olha, eu me sinto uma pessoa muito normal. Acho que as meninas também. A gente se considera ´’gente como a gente’ total. Eu acho justamente que é por isso que as pessoas se identificam ainda muito com a gente, porque eu acredito que algumas bloggers e influenciadores digitais tornaram tudo muito distante. É tao engraçado quando uma leitora encontra a gente e fala: “nossa, você é real, você tá aqui falando comigo.” Estranho pensar que alguém não faça isso.

A gente não se sente em outro patamar, como alguém famoso. Sentimos que conquistamos confiança grande do nosso público e reputação, que demorou muito tempo pra conquistar a credibilidade. A gente espera que isso seja cada vez mais forte. Queremos preservar esse laço com as pessoas. Toda vez que saímos na rua e encontramos alguém na rua que fala: “ah, adoro o trabalho de vocês”, a gente sempre fica sem graça. Pensamos: “nossa, caramba. Como é maravilhoso receber esse carinho.”

Isso acontece muito em Curitiba. As pessoas aqui são mais frias. Quando saímos para jantar, sempre umas 3 ou 4 pessoas nos param para falar. Muita gente da nossa cidade admira nosso trabalho. A gente fica tão feliz com isso porque a gente (obs: no caso aqui ela quis dizer o brasileiro.) têm uma tendência a admirar coisas de fora do país ou de fora da nossa cidade e o que tá aqui a gente fica meio resistente. Em Curitiba, a gente sentia que isso acontecia e já não acontece mais. As pessoas admiram nosso trabalho, vem falar com a gente.

É muito maravilhoso! A gente só tem a agradecer todas as coisas que o blog nos proporcionou. Tudo começou com o “Tudo Orna” e além do blog hoje, temos marca de bolsa e batons e vamos lançar novos projEtos pro próximo ano… a gente espera só crescer!

Author Description

Sem respostas para “lovemojitos entrevista….”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos exigidos estão marcados com *


*