lovemojitos entrevista…

topo_queridinhos

 

As blogueiras Thaís Mesquita e Amanda Rafaela, do 365looksx2.com.

Lindas, estilosas e consumistas. Ou melhor, conscientes agora!
Depois de perceberem que o armário não tinha mais espaço e a conta bancária estava no sufoco, elas propuseram um desafio: 365 dias sem comprar!

A ideia não é nova. Uma das pioneiras foi a Joana Moura, do Um Ano Sem Zara. Ela, inclusive, serviu de inspiração para as meninas.
Esse é um desafio bem difícil de encarar, né? Não é simplesmente parar de comprar. É entender porque comprava da forma como comprava. O consumo consciente é sempre a melhor saída, mas vai explicar isso para uma mulher ansiosa?

As pessoas acham que é besteira. Frescura. Mas não é, gente. O descontrole financeiro está diretamente ligado ao emocional – como tudo na vida.

Cumprido o desafio com louvor, as meninas estão vivas e aqui para contar essa história!

Thaís e Amanda criaram o blog 365x2looks como incentivo para elas, mas como o consumismo desenfreado é comum entre as mulheres, elas foram ganhando adeptas e muitas leitoras. Até porque quando caminhamos juntas é bem mais fácil, né? Uma sempre ajuda a outra.

Elas registravam diariamente os looks e postavam no instagram (@365looksx2).

O mais legal dessa história é que acompanhei de perto durante uns 10 meses o desafio e me inspirei bastante!

thata amanda.fw

1. Love Mojitos: Como surgiu a ideia do blog?

Thaís: A gente conversava muito sobre moda/consumismo, uma curtia o estilo da outra e, muitas vezes, comprávamos peças iguais. E não era combinado! (risos). Adoramos a proposta do blog Um Ano sem Zara e a Amanda me fez o desafio no fim de 2014 e eu topei na última semana de dezembro. Tivemos que fazer o blog correndo!

Amanda: Bom, uma pequena longa história explica…

Sabe quando você sente que precisa fazer algo para provar para você mesma que você é capaz, que você consegue e que é muito maior que toda a ansiedade que te aflora? Isso mesmo, ansiedade! É ela que tem o poder sob muitas atitudes nossas (o ato de comprar misturado com o desejo de ter), Jesus! Um casamento perfeito! Só que não, né? Um casamento para o sufoco da conta bancária e do armário, isso sim!

Como sempre gostei de moda, gostava de ter aquela peça do “momento”, até que um dia eu me vi com um acervo enorme de coisas (sapatos/acessórios/roupas e um tanto de coisa com etiqueta). Tudo que tinha vontade, ia lá e comprava. Isso já não estava me fazendo feliz no fim de 2014! Estava me sentindo sufocada, cheia de coisas (armário abarrotado) e meio perdida.

Foi quando veio na cabeça seguir o conselho de um dos blogs que mais gosto: Um Ano Sem Zara. Eu sempre acompanhava a Joana Moura, blogueira, que ficou um ano sem compras. Eu sempre lia o seu blog e admirava os looks diários feitos por ela. Mas sempre pensava: coisa de doido isso, ficar 1 ano sem comprar roupa nova, logo eu que sempre amei “estrear” roupa nova a cada evento que ia. Mas ainda bem que a gente muda e muda para melhor, né? Me despertou esse desejo e tinha certeza que seria um acontecimento único em 2015.

Era preciso esse desafio para me fazer crescer, ser maior, uma pessoa melhor. Sem mais delongas, em dezembro eu propus a Thatá (apelido da Thaís) ficar um ano sem comprar! 365 dias registrando looks e usando a criatividade para explorarmos tudo que tínhamos. Eu falei: “Quero fazer um desafio ano que vem, mas quero te desafiar também, se você vier comigo será bem melhor! E aí, topa?”

Ela pensou… Até falou de primeira: “Ah, tá doida! Não sei se consigo não”. Pensou mais um pouco e na última semana do ano ela disse sim!!! Quando ela me ligou falando que aceitava pensei: “FUDEU”! KKKKKK. Me deu frio na barriga na mesma hora.

Tivemos a ideia de registrar o desafio em um blog. Logo na primeira semana de desafio, fizemos um Instagram à pedido das amigas. No começo ficávamos sem jeito, mas depois, com o acolhimento dos seguidores e amigos, tudo ficou mais fácil e gostoso de explorar essa mini loucura. E sabe de uma coisa? Foi uma das coisas melhores que já fiz na VIDA! É libertador.

2. Love Mojitos: Como foi ficar 365 dias sem compras?

Thaís: Em uma sociedade extremamente consumista, foi um desafio e tanto! Ao invés de olhar vitrines, passamos a olhar para o que já tínhamos no armário.

Amanda: “Dias de luta, dias de glória”… “Altos e baixos”… Foi uma aventura, uma loucura, uma agonia, uma preguiça, uma diversão e um glamour ao mesmo tempo, hahah! Dá para entender? É um misto de sentimentos. Com certeza foi um aprendizado tamanho, não dá para explicar com palavras a mistura de todos os sentimentos. Só sei que foi bom demais.

amanda

3. Love Mojitos: Qual avaliação vocês fizeram desse período?

Thaís: Foi além do que esperávamos, recebemos incentivo de muita gente. Muitas meninas têm vontade de fazer uma dieta fashion também. É muito bacana saber que conseguimos influenciar mais pessoas. Desapegar, passar a tratar coisas como coisas, é importante. Valorizar o ser nos torna pessoas melhores, mais leves.

Amanda: Tiveram dias fáceis e de muita inspiração. E dias difíceis, de mau humor, de não querer vestir absolutamente nada. Nossa! Mas é só ter um pouco de paciência que tudo se resolve, a gente vence. Acho que o que mais ajudou ficar sem comprar foi exatamente o compromisso de ter que explorar o guarda-roupa ao máximo e ficar pensando em qual roupa vestir no dia seguinte. Lógico que o tanto de trabalho que 2015 teve também ajudou e contribuiu nas poucas idas ao shopping, rsrs… Mas também tudo é questão de hábito, no começo tudo é mais difícil, depois o ser humano aprende e se acostuma com o tempo.

4. Love Mojitos: Qual foi a parte mais difícil?

Thaís: Mudar os hábitos, eu passava horas em sites de compras semanalmente. E depois, com certeza, foi tirar as fotos dos looks! Acredita? Primeiro que não é todo dia que se está na vibe, segundo que os nossos “fotógrafos voluntários” (noivo, filho, marido e amigos) ficaram de saco cheio. (risos).

thata 2
Thaís em um dos looks do dia <3

Amanda: Fazer fotos todos os dias. Não é todo dia que a gente está afim de ser ‘modelete’, né? Ainda mais naqueles “dias”. Jesus! Haha.

5. Love Mojitos: Qual a peça preferida de vocês?

Thaís: Blazer.

Amanda: Eu amo MIDI! Saia, vestido… O comprimento midi é minha paixão.

amanda
Amanda arrasando <3

6. Love Mojitos: Qual é um acerto da moda? E um erro clássico?

Thaís: Não seguimos regras, gostamos de ousar. Mas para acertar, basta ir no mais básico: jeans e camiseta sempre dá certo. O erro clássico é insistir em usar uma peça que não é o seu tamanho.

Amanda: Vestido preto bem alinhado é um acerto na VIDA! E um erro: comprar demais, sem precisão, comprar compulsivamente. Desse erro eu não sofro mais, hahaha.

7. Love Mojitos: Me falem quem vocês admiram na moda: uma atriz, estilista,blogueira. Alguém que vocês se inspiram para se vestir.

Thaís:  Tenho algumas inspirações: a Claire Underwood, personagem da atriz Robin Wright em House of Cards; Joana Moura, do blog Um Ano sem Zara. Tenho um lado roqueira, que sobrou da minha adolescência, e sempre que possível uso uma peça mais rock’n’roll.

thata 3

Amanda: Hum, na verdade são muitas, até mesmo algumas que não sei o nome, mas acho que a diva clássica Audrey Hepburn, já me inspirou bastante. Curto algumas blogueiras como Thássia Naves, Victória Rocha e Julia Petit. Ah, e a elegância da Isabella Fiorentino.

8. Love Mojitos: Meninas, e quais são as contas do Instagram legais para seguir?

Thaís: @modait e os que a Amanda indicou rs

Amanda: @mourajo @modanotrabalho @marynuernberg @senstylable @midi_style @365diasdemodacearense

9. Love Mojitos: Essa onda de compra consciente e guarda roupa cápsula… o que vocês acham disso?

Thaís: Achamos super válido! Vale a pena investir em peças que vão compor muitos looks atemporais. Foi justamente o que fizemos no nosso armário, após o desafio: tiramos muitas peças e deixamos as mais básicas

BLOG365_AGOSTO

Amanda: Acho que é vida, é amor, é detox para alma e as madeiras do guarda-roupa agradecem. Como diz minha mãe: “não há gavetas, portas, prateleiras que aguente esse ‘mundarel’ de roupa”.

10. Love Mojitos: E como foi o retorno do público e da família?

Thaís:  O público adorou acompanhar, recebemos muito carinho e incentivo. Fizemos muitas amizades no Instagram e algumas seguidoras até começaram o desafio este ano.

A família participou de tudo e sempre incentivou. Viraram nossos fãs e, de quebra, fotógrafos. Meu marido achou maravilhoso ter mais espaço para ele no armário. (risos)

Amanda: Foi demais! Foi mais que eu esperava. Foi incentivador e inspirador, me deu mais forças para continuar. E acho que foi o essencial para continuar, na verdade, porque eu ficava insegura no começo, pois sou tímida e às vezes dava uma “vergoinha” de postar algum look. Mas isso logo mudou quando comentários fofos e carinhosos apareciam no post. Ganhamos seguidoras fiéis, acompanhadas de carinho e admiração. Ah, o mesmo foi com a família: todos acharam um máximo e apoiaram até o fim. Meu noivo ficou orgulhoso e ao mesmo tempo surpreso com a mudança radical de não comprar mais sapatos Schutz.

11. Love Mojitos: Quais os próximos passos pro blog depois do desafio cumprido?

Thaís: Fizemos um bazar em dezembro, então vamos comprar umas peças novas este ano. A ideia é que cada peça nova seja usada, no mínino, em 3 looks diferentes no decorrer de 2016. Sem exageros, claro.

Amanda: Em 2016: 1 peça nova = 3 looks  Não sair por aí comprando o mundo, né? Já deu. Haha.

Author Description

Posts recentes

Sem respostas para “lovemojitos entrevista…”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos exigidos estão marcados com *


*