fruta não anda sozinha!

a dica top da semana é a seguinte: coma frutas oleaginosas. É muito top para qualquer dieta. Mas antes de falar disso, vou contar uma história.

A primeira vez que fui no meu nutricionista, ele disse que ia reduzir muito a quantidade de frutas que eu comia. Aí eu fiquei meio em choque, né! Eu pensava “fruta é tão gostoso e saudável”. No entanto, fruta também tem açúcar. Muita gente se enche de fruta e acha que tá abafando. Claro que é um açúcar muito mais saudável do que açúcar refinado de doce, bala, refrigerante, etc. Mas ainda assim, numa dieta de perda de peso e ganho de massa magra, não é aconselhável o consumo à vontade.

frutas-720910

Não sou médica e nem nutricionista, então vou explicar nas minhas palavras. O consumo da fruta sozinha eleva o nosso nível glicêmico, além de ser uma comida de rápida absorção, não dando aquela sensação da saciedade prolongada, sabem como?

Por isso, para ajudar a emagrecer e ficar satisfeita por mais tempo é importante comer frutas acompanhadas de frutas oleaginosas – como por exemplo 1 banana + 2 castanhas do Pará.

Frutas oleaginosas são as sementes comestíveis de todas as plantas, como amêndoa, avelã, castanha de caju, castanha-do-pará, macadâmia e nozes, entre outras. Elas são ricas em nutrientes importantes para nosso corpo como proteínas, fibras, vitamina E, selênio, zinco, cobre e magnésio.

frutas-oleaginosas

São ótimas opções para serem consumidas nos lanches da manhã ou da tarde. Sempre a versão sem sal, tá?

ATENÇÃO: devido ao alto teor calórico, o consumo diário deve ser moderado, limitando-se a poucas unidades, como duas castanhas-do-pará, três nozes, seis castanhas de caju ou 10 avelãs. Acho que a macadâmia é a mais gordurosa. Pesquisei que duas unidades somam 120 calorias. =OOO mas eu AMO!

Consumir alimentos ricos em gorduras boas (como azeite, castanha do Pará, nozes), além de fibras e proteínas interferem no índice glicemico final dos alimentos, sendo importante a combinação dos grupos alimentares, tornando lenta a digestão e absorção.

Então se for comer fruta, por exemplo, você pode comer com iogurte, que tem proteína, ou bater com leite. Na minha atual dieta, meu segundo e último lanche da tarde é uma vitamina de mamão e melão (mas as vezes substituo por banana) com leite zero lactose. Se for comer pão é sempre bom comer com alguma fonte de proteína (queijo, ovo, etc).

E aí, gostaram da dica? 
Lembrando que para obter melhores resultados é sempre recomendável procurar um profissional. 😉

 

Author Description

Posts recentes

3 Respostas to “fruta não anda sozinha!”

  1. 8 de agosto de 2014

    Fernanda Responder

    Tô chocada com a macadâmia. Amo também

  2. 19 de agosto de 2014

    Rose Mary Campos Responder

    Parabens , excelente dica, como medica concordo plenamente ok!

  3. 19 de agosto de 2014

    Rose Mary Campos Responder

    Parabens , excelente dica, como medica concordo plenamente ok!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos exigidos estão marcados com *


*