dica de livro sobre esporte, sonhos e empreendedorismo

Adoro dar dicas de livro e finalmente estou com uma fresquinha para vocês: leiam “A marca da vitória”, de Phil Knight.

O livro conta em primeira pessoa toda a cronologia do surgimento da mundialmente conhecida marca de esportes Nike. Aos 24 anos, depois de se formar e viajar como mochileiro pelo mundo, Knight decidiu que não seguiria um caminho convencional. Em vez de trabalhar para uma grande corporação, iria à luta para criar algo próprio, dinâmico e diferente. Ele coloca muito no livro a importância de ter uma vocação, muito mais do que um trabalho.

Com 50 dólares emprestados pelo pai, Knight abriu em 1963 uma empresa com uma missão simples: importar do Japão tênis de alta qualidade e baixo custo. E mal acreditou quando conseguiu vender rapidamente todos os calçados de suas primeiras encomendas. Essa ainda não era a Nike, mas o desejo de trabalhar com esporte estava lá. Knight era corredor amador e treinou na Universidade de Oregon. No livro, ele relembra a criação do nome Nike e da logomarca, os primeiros modelos de tênis e os contratos com grandes atletas.

Também destaca as relações com as pessoas que formariam a alma da Nike: seu ex-treinador de corrida, Bill Bowerman, e os primeiros funcionários, inclusive sua esposa Penny.

Tem várias curiosidades ao longo da história que valem a leitura. O livro, no entanto, fala até pouco de corrida. Tem muito mais o lado empreendedor dele e a corrida é pano de fundo. Ainda assim, é bem massa!

 

 

 

Author Description

Sem respostas para “dica de livro sobre esporte, sonhos e empreendedorismo”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos exigidos estão marcados com *


*