como você pisa?

bom dia, queridos mojiteiros!

Hoje quero falar um pouquinho sobre a escolha do tênis de corrida com base na pisada.

vocês sabem qual a pisada de vocês? Vocês pensaram nisso na hora de comprar um tênis de corrida?

Descobrir qual é o tipo da sua pisada é essencial para escolher bem um tênis de corrida. Um bom tênis é aquele que protege o atleta do impacto e ajuda a otimizar os resultados, fazendo com que a pessoa possa correr por mais tempo, evitando eventuais ferimentos.

Cada tênis de corrida é desenhado para um tipo específico de corredor. Um tênis deve ser confortável, de modo que não fique muito justo nos dedos.

OBS: meus colegas corredores dizem que todo corredor tem o pé ferrado, unha preta, etc. Vocês concordam? Eu, por exemplo, tive um problema sério nas unhas do dedão por conta de tênis apertado, longas corridas, alto impacto. 

pisada2

TIPOS DE PISADA (o texto eu extraí do site da Aisics)

Pronada: A pronada acontece quando há uma rotação interna excessiva do pé e do tornozelo. Desta forma, mais tensão é posta na estrutura do pé, o que pode desalinhar o tornozelo, os joelhos e os quadris. A pronação desperdiça energia, fazendo com que seu estilo de corrida seja ineficiente e aumentando o risco de dores na canela e articulações, ou até mesmo lesões, caso o atleta utilize o tipo de calçado errado.

É aquela pisada mais para dentro. Sabe como? Eu tenho esse tipo de pisada, por isso, desenvolvi um calo na lateral do pé. 

Neutra: A pisada neutra é o tipo ideal de pisada, pois possui um nível equilibrado de pronação e supinação e cria uma absorção de choque eficiente na fase de apoio da pisada. O arco do pé tem altura média e o calcanhar permanece em posição vertical com relação ao solo. Um corredor “neutro” é geralmente mais biomecanicamente eficiente e o risco de lesões é menor.

Supinada: A supinada é o oposto da pronada e descreve uma situação em que o pé rola para o lado de fora. Neste caso, as forças durante o ciclo da pisada não são distribuídas igualmente pelo pé, que possui o arco alto e não tem sua mobilidade afetada. O peso do corpo do corredor fica nos dedos de fora, o que pode gerar lesões, principalmente nos joelhos, pés, e nas costas.

Você pode fazer testes mais toscos em casa para descobrir qual seu tipo de pisada e arqueamento do pé, mas o ideal mesmo é procurar uma loja de esporte que faça esse teste. Eu fiz uma vez e aí comprei o tênis ideal para mim. Foi o melhor tênis que tive até hoje.

Author Description

Sem respostas para “como você pisa?”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos exigidos estão marcados com *


*